terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Treinar no inverno


Quem pratica corrida à alguns anos já descobriu que treinar no outuno/inverno é muito mais fácil. Umas das grandes vantagens é que se pode escolher qualquer hora do dia para correr, até a hora de almoço, pois dificilmente vai estar calor, um dos grandes inimigos do treino.

É claro que a chuva pode ser um grande fator de desmotivação, mas com uma aberta, nem que seja de 5 minutos, podemos iniciar o treino, mesmo que depois venha a cair água, já estamos em andamento e aceita-se muito melhor.

Para o frio basta uma boa cobertura do corpo, incluindo mãos e cabeça, ao fim dos primeiros 500 metros estamos adaptados e por vezes até temos de retirar alguma peça de roupa.

O vento pode ser bastante desagradável, pelo que se aconselha alguma proteção extra, principalmente do tronco e face, utilizando um creme ou protetor. Aliado à chuva pode ser o maior inimigo dos corredores no inverno, mas nada como experimentar nem que seja só 3 ou 4 quilómetros e pelo menos não ficamos com a programação do treino toda lixada.

Ontem mais uma vez tive a experiência de correr com chuva e vento na companhia do Camané na ciclovia do Montijo, optámos por não correr na zona da expo para evitar pisos hostis, concluímos mais uma vez que se faz bem e no fim a satisfação ainda é maior.

Tinhamos o carro no parque do Aki, ainda deu para vestir alguma roupa seca, mas ao ficar em tronco nu com o vento e chuva senti que me estavam a espetar facas nas costas, não aconselho que façam esta brincadeira.

Para quem quer treinar o inverno é uma boa desculpa!


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