segunda-feira, 10 de março de 2014

1.º Trail - Elvas

Ontem foi dia de me estrear em Trail... e foi uma boa estreia a todos os níveis!

Para começar a organização de uma prova deste tipo que obriga a uma quase perfeição nas marcações, abastecimentos, recursos humanos e foi exemplar. Parabéns ao Clube Elvense de Natação que esteve excelente, ainda por cima foi a 1.ª edição!

Mas vamos a factos: viagem em dois carros devido a alterações de ultima hora da equipa CAT -Barreiro que obrigou os "derretebanha" a mudanças logísticas. Chegámos a Elvas ao início da noite para levantar os dorsais e reconhecer o local de dormida. Tudo tratado arrancámos para o restaurante Adega Regional onde o Bruno tinha feito a reserva de mesa para 3. Destaque para o WC... em tons de vermelho e muito elogiado pelos clientes... há quem repare em coisas do arco da velha. Migas, batatas, arroz, carnes fritadas, costoletas, frango com bacon... tudo regado a tinto de juromenha! O Bruno não... tive de ser eu e o António a vasar a garrafa.

Depois de bem alimentados regressámos ao Estádio de Atletismo de Elvas, procurámos o nosso canto para dormir e calhou-nos o Posto médico, onde a organização tinha colocado Tatami's para maior conforto das costas. Tinhamos tudo, espaço para colocar colchões e sacos-cama, WC e tomadas para carregar telefones e afins.

Depois de acomodados iniciamos o descanso merecido, mas a luz de presença teimava em não se apagar e durou toda a noite... parecia de dia e incomodou um pouco, mas deu para descansar. A alvorada estava assegurada pelo iPad do António onde soaria o beautiful day dos U2...

Mas não foi necessário pois o Bruno encarregou-se de começar os preparativos bem cedo e acordámos antes das 7h e foi bom porque deu para comer e preparar tudo com calma. Açai, cereais, aletria e bolachas com marmelada fizeram parte do menu. Tudo arrumado nos carros, fotos da praxe e fomos para a pista. Não deixa de ser estranho uma prova de trail começar e acabar em tartan...

Depois de um ligeiro aquecimento partimos para a aventura... e que grande aventura!! Primeiros quilómetros logo a subir à grande, empedrados, escadarias, ruelas... ao fim de 3 kms já estava a ferver nas pernas, andava à procura de um ritmo mas neste tipo de prova não dá, quem faz o ritmo é o percurso e a nossa capacidade de adaptação tem de ser grande.

Talvez me tenha desgastado muito no início pois sentia-me exausto ao fim de 4 subidas muito inclinadas onde conseguir andar já é bom. Depois aparece de tudo, buracos, pedras, ervas, vedações, valas, linhas do comboio, tuneis com água pela canela, muros para saltar... e de vez em quando um pouco de alcatrão.

Antes do segundo abastecimento uma queda brutal onde bato com a cara no chão... pensava que me tinha aleijado mais, mas ao levantar-me percebo que apenas o joelho estava a sangrar retomei a prova libertando um palavreado pouco aconselhável... logo de seguida um abastecimento, sempre cheios de fruta, bebidas e até amendoins. Foram estes abastecimentos que me ajudaram a recuperar forças.

Cheguei a meio da prova e estava muito cansado, ia com 1h32m, dentro do que tinha estabelecido pois queria fazer a prova dentro das 3h. A partir daqui e com um percurso mais amigável decidi proteger-me um pouco e evitar o cansaço extremo, no entanto mesmo com um terreno leve aparecem sempre dificuldades, uma delas uma ribeira com água pelo joelho, cheia de pedras e onde tive de andar uns minutos. Sair com os pés gelados e retomar o andamento é difícil mas ao fim de uns minutos já não se sente nada.

A ultima meia dúzia de quilómetros foi em gestão de esforço, só queria chegar sem me aleijar e assim foi, mesmo assim ainda ultrapassei dois companheiros que já estavam nas lonas, principalmente com a ultima parede colocada a menos de 1 km da meta. Entrada no estádio e volta à pista para acabar com 3h11m os 31 kms da prova.

Mesa repleta de comida, parei ali 5 minutos para abastecer a barriga e de líquidos. Fui para a fila das massagens colocada em pleno relvado. A Gold Nutrition também estava lá a fornecer o Fast Recovery, muito útil para uma recuperação mais rápida.

O António completou a prova 33 minutos depois e o Bruno 56 minutos.

Depois um belo banho e segui para reguengos onde me aguardava 4 horas de pé a arbitrar.... vida dura!

  





2 comentários:

  1. Bela prova e muito bom resultado, com a gestão de esforço correcta o UTSM vai ser canja :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno, deu para perceber que no UTSM vai ter de haver muita gestão...

      Eliminar