segunda-feira, 17 de março de 2014

Meia Maratona de Lisboa - Ponte 25 de Abril


Esta começa a ser uma prova emblemática, mais de 40.000 pessoas a passar a Ponte 25 de Abril e quase 10.000 para a distância maior, os 21.095 metros.

O dia começou bem cedo, 6h30 toca o despertador, 7h10 apanho o David em casa, 7h40 deixo o carro no Restelo e às 8h00 estamos no Hotel Tiara, ainda com tempo de descansar nos sofás do átrio e falar mais um pouco sobre a prova.

Os autocarros saem às 8h40 e chegamos ás portagens por volta das 9h10, onde já estão alguns milhares à espera do tiro de partida. Vamos à tenda VIP onde algumas centenas acotovelam-se para uma ultima refeição antes da prova, aproveito para beber um café.

Falta mais de uma hora para o início da prova e continuamos a apreciar o belo dia que faz, as pessoas e os seus rituais pré-prova, os equipamentos, as conversas, enfim o frenesim habitual de uma grande prova de atletismo. A elite está lá em baixo onde é a partida dos craques. Entretanto chega o grupo do GFD liderado pelo Ernesto Ferreira e ainda lhe tiro uma foto, são muitos e com corredores de grande valia.

Tentamos avistar o grupo dos BRRunners que estava por ali mas nada... já tinha faltado a foto de grupo do Correr Lisboa por impedimento de chegar à zona onde estavam.

À medida que o tempo vai avançando está cada vez mais pessoal a aquecer e eu também o faço, foram pelo menos 10m+alongamentos+10m tudo num ritmo muito descontraído.

Vamos para a linha de partida e conseguimos ficar encostados à fita, na primeira linha. RTP a filmar, reporteres fotográficos a disparar e ainda se colocam os últimos fios das passadeiras de controlo do tempo. O presidente da CML também já anda por ali, pois dará o tiro de partida.

Um minuto antes da hora lá vamos nós, o tabuleiro da ponte está limpo e os atletas mais rápidos ficam com uma imagem que só nesta ocasião é possível de ter, o David avança muito rápido com o entusiasmo e eu começo a rodar perto dos 4'/km. Ao final da ponte já tinha sido naturalmente ultrapassado por 4/5 centenas de atletas mas o objetivo de chegar entre os primeiros 500 mantinha-se. Desci para Alcântara e avisto o PP no público, ainda lhe grito e ele responde. Primeiro abastecimento bebo água e passa por mim um atleta com uns calções de leopardo e descalço... ele acabaria à minha frente e admiro-o pela coragem de enfrentar o alcatrão daquela forma. Despejo um pouco de água pela cabeça pois o calor já se fazia sentir.

Aos 7/8 kms sinto-me desgastado e ingiro um gel, bebo mais água e sigo. Consigo manter o ritmo 4'10/15 e começo a sentir-me melhor por volta dos 12/13 kms, onde ingiro o segundo gel e mais água. Volto a deitar água pela cabeça em grande quantidade pois precisava de refrescar.

O facto de ter ritmos muito constantes leva-me a que na fase final das provas ultrapasse muitos atletas e partir de Belém começo a passar muitos que já deram o estoiro e ganho mais alento. Sei que ainda tenho um abastecimento de água e fruta, aos 16kms perco um pouco de atenção ao relógio e quando penso que vou para o km 17 faço o 18!! Logo a seguir apanho meia banana, meto na boca sem mastigar e vai-se desfazendo nos metros seguintes. Consigo melhorar o ritmo nos 3 quilómetros finais e começo a pensar que vou conseguir novo record.

No ultimo quilometro mantenho o ritmo e faço uma pequena aceleração a 300 metros da meta, ainda passo mais alguns atletas e termino com novo máximo de 1h29m17s, tempo de chip e em 413.º da geral.

Retenho-me um pouco pela área da meta e entro para a zona VIP. Muito giro... muita gente, cruzo-me com os vencedores da prova e ainda vou cumprimentar a Lena Fernandes que estava acompanhada de algumas estrelas do desporto, Dulce Félix, Hermano Ferreira, Nuno Delgado. Deu para beber água, cerveja e comer fruta e bolo. A tenda VIP estava a abarrotar, presidentes, ministros e outras individualidades...

Ainda passei nas massagens do GFD e o Ernesto já estava a bater num senhor... este pessoal da fisioterapia trata assim as pessoas que lhe pedem ajuda!

Vou na direção do carro e as pernas ainda funcionam bem, não tenho muitas dores mas estou bastante cansado. No carro faço os alongamentos e tomo o recuperador que tinha preparado.

Daqui a 15 dias tenho a corrida do SLB!











Sem comentários:

Enviar um comentário