quarta-feira, 7 de maio de 2014

Raid Vale de barris

Esta prova de trail tinha a particularidade de se realizar quase em casa, num local que conhecia bem dos passeios de BTT, Vale de Barris e Serra do Louro. O dia estava excelente e a prova prometia ser um bom treino para o UTSM 100 kms e foi mesmo!

Desta vez eramos 4 elementos "Derretebanha", eu, o Bruno, o António e o João. Estava também o NAPA Paixão e as meninas, João e Anabela foram para a caminhada. Mais tarde chegariam os reforços! Estava nos primeiros Socorros a Nádia e assim fiquei mais descansado...
Depois de um pequeno briefing alinhámos e .... partida! Primeiros quilómetros em alcatrão e depois logo uma subida demolidora para ficar ao nível dos moinhos. Logo aqui fiquei no grupo da frente da corrida mas mantive o meu ritmo sem grandes pressas porque não sabia como estaria das pernas e os 30 kms iam ser em autosuficiência, algo que ainda não tinha feito.

O percurso estava bem sinalizado e ia em grupo na maioria das vezes à frente a marcar ritmo mas os companheiros a virem comigo. Durante este período ia-me perdendo uma vez e outra iam os outros por isso vale a pena acompanhar alguém porque mais olhos vêem melhor.

Quando entramos numa zona de vegetação densa e ribeira cruzamo-nos com grupos de caminheiros que nos lançam palavras de incentivo durante o serpentear dos trilhos até que quase somos atropelados por um BTT que passou a rasgar do lado direito do grupo... enfim quando pensamos que estamos no meio do mato sem qualquer risco de acontecer algo do género eis que um insensato coloca em perigo a nossa integridade física, mas felizmente foi só o susto.

As subidas iam-se sucedendo e o grupo começa a estender-se até que a meio da prova passa um companheiro mais fresco e adianta-se, eu também aumento o ritmo e o grupo começa a esticar até que no abastecimento surpresa fico sozinho, já tinha 18 kms nas pernas e tinha acabado de agarrar um molho de batatas fritas. sabia que estava próximo uma parede terrível e ela aparece um pouco antes do previsto por volta dos 21kms.

Eram 350m de elevação e nalgumas partes andei de gatas. A meio apanho um companheiro que ia nas lonas e decido parar em cima de uma rocha e á sombra. Viro-me para Tróia e fico ali 30 segundos a retomar forças e a apreciar a paisagem e fiz muito bem. Cheguei rápido ao cume e ia em boas condições, retomei imediatamente a corrida e os estradões davam para correr.

Comecei a pensar que a prova não teria 30kms talvez menos 1 ou 2 mas no trail nunca se sabe se é menos ou mais e o percurso nesta fase era propício a falhas e aumentei a atenção. Avisto companheiros um pouco mais à frente e neste ultimos quilometros ainda passo por 2 um deles já no ultimo quilometro mas que já tinha a bateria a zero.

Quando avisto a meta foi uma alegria muito grande pois tinha a minha filha lá o que não é habitual. Acabo com 2h56m (tempo no meu relógio).

Quem me viu chegar dizia que estava com um ar fresco, mas por dentro é que se sente e mesmo sem ter andado na red line foi sempre a puxar. Aproveitei bem o abastecimento final para comer laranja, sumo e umas bolachinhas.

Depois chegou o Paixão, o António, o João e o Bruno, cada um no seu ritmo e sem lesões o que nesta altura seria terrível.

Banho e uma feijoada foi o que se seguiu depois de um breve descanso antes do almoço. Foi bom ver o grupo todo à mesa em pleno relaxamento depois de termos dado duro.

E mais uma vez tenho trabalho a seguir... vou a caminho de Algés!

Sem comentários:

Enviar um comentário